terça-feira, 6 de abril de 2021


Carolina Dinara Salgado Kruglova

Blanes,Girona, ESPANHA



 Desaparecida em 13/09/2016
por SEQUESTRO PARENTAL MATERNO


Carolina foi raptada pela mãe, Elmira Kruglova, tinha na altura 8 anos.
Carlos Salgado, seu pai, continua desesperado para encontrar-se com Carolina que hoje tem 13 anos.


Casamento

Carlos Salgado, argentino e Elmira Kruglova, russa, conheceram-se em 2005 numas férias em São Petersburgo.Após as férias mantiveram contacto via Skype, mail e outras redes de comunicação.
Em Março de 2007, após alguns encontros e comunicações, decidem casar,em Alicante, onde ficam a morar, e em Janeiro de 2008, nasce a Carolina.






Separação

O relacionamento começa a deteriorar-se, muito por causa de uma obsessão de Elmira por Carolina, acabando por se tornar, quando contrariada, violenta e agressiva.
Em Dezembro de 2008, começam a ter algumas dificuldades financeiras, mas Elmira recusa trabalhar, alegando que tinha de cuidar da Carolina. Carlos é obrigado a vender o apartamento onde vivem, em 2009, e acabam por se mudar para Girona.
Elmira não estava contente por viver em Girona e chega ao ponto de agredir Carlos, e a não querer trabalhar.
Em 2010 Carlos começa a trabalhar como professor e xadrez em vários locais, acabando por irem morar para Blanes.
Nesta altura Carolina já tinha 5 anos.





Em Abril de 2013, Carlos, finalmente pede o divórcio, mas Elmira não aceita muito bem,chegando ao ponto de ameaça-lo de não o deixar ver mais a filha. Torna a ser agredido. Elmira não deixa Carlos ver a filha.
Em Junho do mesmo ano, através de advogados, o divórcio é concretizado por mutuo acordo.




A guarda de Carolina é partilhada. Em Outobro o divórcio é oficializado e, Elmira arranja um novo companheiro, o que faz com que Carlos fique mais descansado, porque tinha medo que Elmira se fosse embora e leva-se a Carolina. Mas ela começa a cortar as horas de visita de Carlos, que de 14 dias, passou a 7 até que chegou ao ponto de só conseguir ver a Carolina durante 3 dias, mas Carlos acaba por aceitar para o bem da menina.

Em Janeiro de 2016, já Carolina tinha 8 anos, Elmira decide tirar o unico dia da semana que Carlos tinha para ver a filha, e ele acaba por apresentar queixa,o qual Elmira responde, apresentando uma denuncia por "suposto abuso sexual"  a Carolina. A queixa é  arquivada por falta de provas.

Tribunais

Começa uma longa batalha por parte de Carlos nos tribunais.Ele lutou para conseguiro poder paternal e a guarda da menina.
O confronto é total, e Carlos notifica o Tribunal 2 de Blanes ( Gerona), onde as disputas são resolvidas,4 vezes da possibilidade de Elmira poder fugir e levar a menina, solicitando ao Tribunal a retirada  do passaporte. mas tudo é inutil.





Fuga e Sequestro


Em Setembro de 2016, Elmira Kruglova e sua filha partiram de Barcelona,num vôo com escala em Roma mas como destino Istambul. Na altura ela ainda tinha a guarda da menina, e tomou a decisão de retira-la do país sem que ninguém soubesse para onde haviam ido.
3 meses depois o Juiz concede a guarda exclusiva e autoridade parental a Carlos, mas já era tarde demais. Os tribunais acabando por pedir desculpa pela decisão tradia, e acabam por emitir um mandado de captura Internacional.



Viagem e Prisão

Carlos Salgado decide então contratar um detective, gastando cerca de 15.000€ para localizar a filha. O detective acaba por encontra-la no Quirguistão ( ex- União Soviética), país natal de Elmira. Mesmo estando endividado o valor pago valeu a pena.
Mesmo com o mandado de captura Internacional, em vigor até 2022, o Quirguistão não o reconhece, porque não é signatário da Convenção de Haia, se fosse seriam obrigado a actuar, assim simplesmente não tem qualquer validade neste país, regido por leis do próprio país.

Carlos decide viajar até ao Cazaquistão para tentar a possibilidade de um processo civil no país vizinho. Os advogados desaconselham por acharem que o Quirguistão só irá beneficiar os da sua nacionalidade, e por ser um país em que o nivél de corrupção é extremamente elevado. Mas Carlos pensa que poderá pelo menos um regime de visitação para poder ver a fillha, neste momento ele está disposto a tudo por Carolina.

Dia 30, Abril de 2018 foi o ultimo dia em que ele conseguiu ver a filha, tenta chegar á fala com as autoridades quirguizes para fazer cumprir a decisão judicial espanhola de custódia exclusiva e autoridade parental, mas obteve como resposta que era preciso perguntar à menina com quem ela queria ficar.

Carlos encontra a menina num campo de tênis, e explica-lhe o que a mãe, Elmira, tinha feito e que era ele que tinha o poder da sua guarda e que queria leva-la e protege-la. carolina decide ir com o pai.




Noticia em Espanha

A seguinte noticia é publicada em Espanha " Um espanhol preso por tentar sequestrar um menor no Quirguistão"

Prisão 

Ao chegarem à fronteira, Carlos e Carolina são presos, porque ela não tinha o carimbo de entrada no país no passaporte que Carlos tinha conseguido emitir na Embaixada Espanhola. A menina acabou devolvida à mãe e Carlos acabou expulso do país por tentar levar a menina.



Várias falhas Judiciais Espanholas

Todo o processo judicial teve muitas falhas, desde só 3 meses depois de a Carolina ser raptada pela mãe é que o tribunal dá o poder paternal, mesmo tendo sido avisado por 4 vezes dessa possibilidade acontecer, até mesmo ao mandado de captura internacional.

No site da interpol pode-se ver que invés de um alerta vermelho para Elmira como sendo procurada, fotos em baixo




 aparece Carolina em alerta amarelo como desaparcida. Assim Elmira pode circular à vontade por qualquer parte do Mundo, e não lhe acontecer nada.




"No final, o tempo vai fazer mais  por mim o que a Justiça não fez"

Carlos ainda hoje continua a lutar por pelo menos conseguir ver a filha, continua a tentar angariar dinheiro para voltar ao país onde Carolina está, e tentar junto do Quirguistão um regime de visitação.



Carlos tem um Blog que é totalmente dedicado à filha e descreve toda a sua Odisseia para estar novamente com Carolina. Onde para além de falar sobre ele próprio e falar sobre Carolina,também  coloca toda a documentação judicial.

Mas para mim o que me enaltece o coração  é um post que ele coloca com o titulo " O google dá respostas para "quase" tudo" em que se nota bem o desespero de um pai por uma filha.







Fontes:






 





Sem comentários:

Enviar um comentário

  Michal Kozek Madeira, Portugal Desaparecido 07/07/2021 Michal  Kozek tinha 35 anos quando desapareceu na Madeira, p olaco de nascença mas ...