domingo, 4 de abril de 2021



 Rui Pedro Teixeira Mendonça

                                                                     Lousada, PORTUGAL


                                     Desaparecido em 04/03/1998

Rui Pedro quando desapareceu tinha 11 anos. Hoje (2021) terá 34 anos.
Desapareceu em Lousada, onde morava com os pais e irmã.


Dia do desaparecimento 

No dia 04, Março de 1998, por volta das 14h, Rui Pedro foi andar de bicicleta perto de casa. Tinha pedido permissão à mãe, Filomena Teixeira, para passar a tarde com o "amigo" Afonso Dias que tinha na altura, 22 anos.
A mãe recusou e disse-lhe para ir brincar num terreno baldio que havia nas traseiras.


Terreno Baldio

Por volta da 17:09, o professor de Rui Pedro ligou para os pais porque ele não tinha comparecido à aula. Os pais imediatamente ficaram em alerta e começaram a procura-lo, porque Rui Pedro nunca tinha faltado às aulas.
Começaram a ficar desesperados porque não o conseguiam encontrar na zona, e formaram logo um grupo de busca. Um vizinho acabou por encontrar a bicicleta dele, escondida atrás de uns arbustos, no mesmo terreno onde a mãe pediu para ele ir brincar.
Como ele tinha pedido à mãe para ir ter com o Afonso, a mãe acabou por dar essa informação a policia.
A policia quando questionou o Afonso sobre se tinha visto Rui Pedro, ele simplesmente disse que não de uma forma calma.



Rui Pedro com Afonso Dias



Testemunhas


Algumas pessoas disseram ter visto o Rui Pedro com o Afonso no terreno, dentro de um carro de marca Fiat Uno, cor preta.Esse carro era do irmão de Afonso, e sengundo ele, tinha emprestado o carro ao Afonso para ele poder ir ao Hospital. 
( mais tarde foi confirmado de que ele não teria ido ao Hospital mas sim tinha andado a conduzir pela cidade)



Afonso, quando foi interrogado pela PJ, estava com o estado emocional alterado, mas respondeu que simplesmente não sabia onde estava Rui Pedro, mas aconselhava a PJ a fechar as Fronteiras, pois, provavelmente ela já estaria a caminho de outro país.

João Mendonça, um primo do Rui, contou à PJ que ele e o Rui tinham tido uma conversa com o Afonso e que o mesmo os tinha convidado para ir ter com uma prostituta. João disse que não foi porque a mãe não o tinha deixado sair de casa.

A prostituta, Alcina Dias, diz que o Afonso apareceu com Rui Pedro no dia do seu desaparecimento. Ela afirma que quando eles chegaram, Afonso perguntou-lhe se ela estava a trabalhar, e ele ofereceu-lhe dinheiro para ela ir com Rui Pedro.
Alcina diz que Rui Pedro estava nervoso e chorava quando saiu do carro, dizia que o Afonso o estava a obrigar a estar com ela. Alcina tentou acalma-lo e perguntou-lhe se a mãe sabia que ele estava ali, e ele respondeu que não. E que depois foram-se embora na viatura.
  ( Alcina tentou fazer um depoimento, mas nunca conseguiu identificar Afonso pelo nome)
Só em 2011 conseguiu em tribunal identificar o Afonso Dias.


O padrinho do Rui, diz ter recebido uma chamada de uma criança com a voz parecida com a do Rui, a criança chorava e chamava desesperadamente pela mãe, mas a chamada caiu antes que ele pudesse disser alguma coisa.

Vários amigos de Rui, informaram a policia de que o Afonso era obcecado pelo Rui Pedro, que ele sabia tudo sobre a vida de Rui, onde ele estava, com quem estava, e onde e com quem estaria no dia seguinte.
A policia mais uma vez, ignorou, achando que elas estavam a mentir. Só em 2011 é que elas foram consideradas crediveis.



No dia 01, Abril de 1998, a familia Rogério, foram visitar a Disneyland em Paris, e após verificarem as fotos tiradas no local, reparam que numa delas estava um rapaz atrás da familia que se parecia com Rui Pedro com um homem.



Foto tirada pela Familia Rogério na Disneyland





Descoberta Rede de Pedofilia internacional

No dia 01, Setembro 1998, foi descoberta uma Rede de pedofilia internacional chamada de, The Wonderland Club, foram confiscadas mais de 750.000 imagens e videos, com 1.263 crianças diferentes a sofrer abusos sexuais.
16 dessas crianças,foram identificadas por familiares. De entre essas fotos, supostamente estaria Rui Pedro, mas a policia suspeitou que ele tivesse sido assassinado pelos sequestradores depois de ter sido abusado diante das cameras.
Filomena, mãe de Rui Pedro e membros da Interpol, viram todas essas fotos e videos e confirmavam que seria Rui Pedro, no entanto a PJ descartou essa possibilidade. Segundo dizem havia um pedófilo dessa rede que vivia em Portugal na altura.


Todo o caso tornou-se mediático na Imprensa Nacional.

Jornalistas e membros da familia criticaram toda a investigação feita pela PJ sobre o caso.


Prisão

No dia 03, Outobro de 2014, Afonso Dias foi condenado a 3 anos de prisão, por rapto de Rui Pedro durante a tarde do seu desaparecimento e não para o pr´prio desaparecimento.
Dia 18, Março de 2015, foi levado para a prisão pelo próprio advogado pelo mandado que tinha sobre si.
A sentença foi reduzida para 2 anos de prisão por bom comportamento. Em Março de 2017, saiu em liberdade condicional.


Afonso Dias

" As pessoas já perceberam que nada tive a ver com o desaparecimento. Se fosse culpado, não conseguia viver em Lousada e ninguem gostaria de mim", diz.
" Fui uma vitima neste processo. Aliás, eu e o Rui fomos 2 vitimas", acrescenta, reafirmando a sua inocência e salientando que foi alvo de uma grande injustiça.


Rui Pedro e Filomena Mendonça, sua mãe



Em 2019, passados 20 anos do seu desaparecimento, foi declarada a morte presumida de Rui Pedro, não sendo mais procurado pela PJ. Contudo, o mistério permanece.


Factos

  • São os familiares que iniciam publicamente o caso de Rui Pedro.
  • Um dos agentes disse, anos depois, que realmente na altura não tinha competência para investigar um caso como este.
  • Já existiam casos de crianças desaparecidas antes de Rui Pedro, também na decada de 90
  • Numa reportagem a um canal nacional Português, uma testemunha afirmou que tinha visto Rui Pedro, num condominio fechado em Benidorm, e que estaria acompanhado por um homem. No entanto a PJ só actuou 1 semana após ter conhecimento do sucedido.
  • Afonso Dias tinha contactos na Holanda e Bélgica, quem lhe pagou a carta e condução foi um Holandês
  • Em 2019 a Holanda tornou-se o país que mais hospeda mais de metade de imagens de pedofilia no Mundo


04, Março de 2021

Filomena Mendonça dá uma entrevista num programa de TV Nacional.






"Tenho uma medalha que diz que a esperança nunca morre. Podem chamar-me louca, mas

ainda não perdi a esperança", desabafa Filomena.

"Acendo as minhas velas, é uma maneira de comunicar com ele. Estou sozinha, peço para ninguém me incomodar e revivo todos os momentos que vivi com ele, bons e maus, mas em isolamento."

" Uma montanha desmoronou sobre mim quando me percebi que ele não estava em lado nenhum, que não aparecia, que as horas estavam a passar e que ele não aparecia e aquilo começou a me amedrontar."

" Viver estes anos tem sido um tortura. Eu torturo-me a mim e à minha família toda. Tive 3 internamentos.Fui ao fundo do poço mais do que uma vez, cheguei a não conhecer a minha filha."

" Estou a pouco e pouco a reconstruir-me, há dias de tudo, desisti de uma grande parte de mim, arruinei-me e arruinei a minha família."

" Há alturas em que acho que está morto, mas há outras em que penso que está vivo e é isso que me alimenta, o meu coração diz-me que tenho de continuar, que não posso desistir. Amo-o até ao infinito, até à eternidade. Espero por ele até morrer."



Rui Pedro continua desaparecido até aos dias de hoje,

um caso criminal marcante,

que nunca teve uma explicação confirmada.


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

  Michal Kozek Madeira, Portugal Desaparecido 07/07/2021 Michal  Kozek tinha 35 anos quando desapareceu na Madeira, p olaco de nascença mas ...